Com recursos que ultrapassam mais de meio milhão de reais, foi inaugurado, na tarde de segunda-feira (1º), o serviço da Academia da Saúde, que vai funcionar no mesmo prédio do setor de fisioterapia do CEM (Centro de Especialidades Médicas).
A cerimônia de abertura do novo espaço contou com a presença do prefeito Paulo Silva, de sua vice, Maria Helena Scudeler de Barros, do secretário da Saúde, Mauro Nunes Júnior, do presidente da Câmara, Cristiano Gaioto, além de vereadores, funcionários da Saúde e munícipes.
A academia é uma parceria entre o Município e o Ministério da Saúde, dentro do programa de atenção básica. O local conta com equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, todos escolhidos pessoalmente pela médica fisiatra Júlia Melo Cardoso de Sá, coordenadora da academia.
Mauro Nunes abriu os discursos, elogiando a inclusão de mais esse equipamento que irá compor a rede de atenção básica à saúde. Ele fez questão de elogiar as emendas impositivas do vereador Márcio Evandro Ribeiro, o Márcio do Boxe que, sozinho, destinou mais de R$ 570 mil para concretizar o projeto. O parlamentar não pôde estar presente, mas foi lembrado em muitos discursos, como o de Gaioto, que creditou a Márcio a viabilidade da academia. “Só foi possível graças a ele.”
Já a fisiatra Júlia Melo, uma das idealizadoras do projeto, disse que a academia é resultado de um esforço conjunto entre Ministério da Saúde, Câmara Municipal, Prefeitura e Secretaria da Saúde que, segundo ela, não mediram esforços em concretizar esse sonho.
AMPLIAÇÃO
“Para mim é uma alegria imensa poder inaugurar esse espaço de promoção da saúde”, enfatizou a médica. Ela também agradeceu ao vereador Márcio e disse que aquele espaço vai resultar em mais qualidade de vida aos usuários e revelou que a academia é apenas o começo de um projeto maior.
“Meu sonho é ampliar esse serviço, agregando outros profissionais, sempre com o mesmo objetivo, ou seja, melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes, além de conscientizá-los sobre a prevenção de doenças e lesões”, finalizou. Bastante emocionada, a vice-prefeita, além de parabenizar Márcio do Boxe enalteceu o esforço e dedicação de Júlia para colocar a academia para funcionar.
“Você e minha filha Amália Barros foram colegas a vida inteira. Para mim é uma honra tê-la aqui, conosco, em Mogi Mirim”, frisou. Por último, o prefeito Paulo Silva festejou a chegada da academia no sistema de atenção básica, afirmando que saúde não é apenas a vacinação, a boa alimentação ou o diagnóstico precoce. Para o prefeito, que é médico, a saúde também passa pela reabilitação e prevenção de doenças. Concluindo, ele usou o tradicional grito de guerra: “E Viva o SUS (Sistema Único de Saúde)”.