Há 33 anos, em 1° de outubro de 1988, a inauguração da estação Corinthians-Itaquera do Metrô transformou o perfil urbano da região. O funcionamento da estação incrementou o surgimento de serviços em seu entorno, como, por exemplo, o Poupatempo, unidades de ensino médio (ETEC) e superior (FATEC), além de opções de lazer como Shopping Metrô Itaquera e a Arena Corinthians.
Atualmente, com o objetivo de melhorar a circulação e a regularidade dos trens, bem como a oferta de lugares na Linha 3- Vermelha, o Metrô está instalando o CBTC (que em língua portuguesa significa Controle de Trens Baseado em Comunicação), um moderno sistema que possibilita reduzir o intervalo entre as composições sem perda da segurança operacional e colocar mais trens em circulação simultânea.
A estação Corinthians-Itaquera, que é totalmente acessível, tem integração com a CPTM e com 57 linhas de ônibus, sendo 52 municipais da SPTrans e cinco intermunicipais, gerenciadas pela EMTU.
Construída em elevado, no vale da Rua do Contorno, a estação conta com uma área de 30 mil metros quadrados. Tem nome duplo em homenagem ao Sport Club Corinthians Paulista e ao bairro de Itaquera. Na época de sua construção, o clube tinha um projeto para a construção de seu estádio, que foi inaugurado em junho de 2014, como Arena Corinthians.
A estação Corinthians-Itaquera completou a série de cinco inauguradas no segundo semestre de 1988, no lado Leste da cidade. Antes foram inauguradas as estações Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré e Artur Alvim. O atual traçado da Linha 3-Vermelha foi concluído em dezembro de 1988, com as entregas das estações Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.