PUBLICIDADE

publicidade

Hipertensão arterial é tema de atualização de médicos das UBSs

Profissionais estiveram reunidos na Secretaria da Saúde para atualizar diretrizes clínicas

Com o objetivo de fortalecer os cuidados com a HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e doenças cardíacas, foi realizado, na manhã de segunda-feira (28), um treinamento com todos os médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
O evento foi realizado na Secretaria da Saúde, sob a supervisão do cardiologista Diogo Duarte Santos Faria, que atua no CEM (Centro de Especialidades Médicas) do Município e que teve, como meta principal, melhorar, ainda mais, o atendimento de pacientes hipertensos.
Durante o encontro, os profissionais abordaram temas como o tratamento inicial da hipertensão, também conhecida com “pressão alta”, com destaque especial para as diretrizes clínicas atuais e abordagem individualizada para cada paciente. Os médicos ainda discutiram o uso racional de medicamentos anti-hipertensivos e o atendimento “longitudinal” do paciente, ou seja, o acompanhamento constante desse paciente.
De acordo com Diogo, a capacitação também visa atualizar os profissionais da saúde sobre protocolos clínicos e reforçar a importância do diagnóstico precoce, o controle adequado da pressão arterial e a prevenção de complicações associadas à doença.
No Brasil, cerca de 45% da população adulta sofre com a hipertensão, um número maior do que a média global. A taxa de mortalidade também é alta e tem aumentado nos últimos anos. A hipertensão não é causada apenas por um fator, mas uma soma de fatores, principalmente má alimentação, consumo excessivo de sal, gorduras saturadas e açúcares, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, tabagismo e estresse.
A hipertensão é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares, como o infarto ou casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral, além de levar a complicações graves como insuficiência renal e demência. Portanto, o acompanhamento regular feito nas UBSs e a adesão ao tratamento são essenciais para o sucesso do controle da pressão arterial e a prevenção de complicações.

PUBLICIDADE

Siga-nos

Siga a Tribuna das Cidades nas redes sociais e fique por dentro de tudo que está rolando na sua região.

mais notícias

Notócias Relacionadas

Quer dar um gás nos seus negócios? Anuncie aqui!

Não é permitido a cópia do conteúdo deste site.

Entrar em contato
Quer anunciar com a gente?
Fale com um dos nossos consultores!