Com o objetivo de fortalecer os cuidados com a HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e doenças cardíacas, foi realizado, na manhã de segunda-feira (28), um treinamento com todos os médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
O evento foi realizado na Secretaria da Saúde, sob a supervisão do cardiologista Diogo Duarte Santos Faria, que atua no CEM (Centro de Especialidades Médicas) do Município e que teve, como meta principal, melhorar, ainda mais, o atendimento de pacientes hipertensos.
Durante o encontro, os profissionais abordaram temas como o tratamento inicial da hipertensão, também conhecida com “pressão alta”, com destaque especial para as diretrizes clínicas atuais e abordagem individualizada para cada paciente. Os médicos ainda discutiram o uso racional de medicamentos anti-hipertensivos e o atendimento “longitudinal” do paciente, ou seja, o acompanhamento constante desse paciente.
De acordo com Diogo, a capacitação também visa atualizar os profissionais da saúde sobre protocolos clínicos e reforçar a importância do diagnóstico precoce, o controle adequado da pressão arterial e a prevenção de complicações associadas à doença.
No Brasil, cerca de 45% da população adulta sofre com a hipertensão, um número maior do que a média global. A taxa de mortalidade também é alta e tem aumentado nos últimos anos. A hipertensão não é causada apenas por um fator, mas uma soma de fatores, principalmente má alimentação, consumo excessivo de sal, gorduras saturadas e açúcares, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, tabagismo e estresse.
A hipertensão é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares, como o infarto ou casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral, além de levar a complicações graves como insuficiência renal e demência. Portanto, o acompanhamento regular feito nas UBSs e a adesão ao tratamento são essenciais para o sucesso do controle da pressão arterial e a prevenção de complicações.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.