A empresa FBF Engenharia, empresa vencedora do contrato emergencial para a prestação do serviço de coleta e destinação de resíduos em Mogi Mirim, apresentou parte de sua frota de caminhões no início da tarde desta terça-feira (8). A apresentação aconteceu no Espaço Cidadão e contou com a presença do prefeito Paulo Silva, do secretário de Serviços Municipais Oberdan Quaglio Alves e dos vereadores Cristiano Gaioto e Wilians Mendes de Oliveira. Com isso, a empresa começa a se preparar para iniciar as atividades.
O contrato emergencial terá duração máxima de 12 meses, ou até que se finalize o processo regular de contratação, o que ocorrer primeiro.
A coleta de lixo estava sob ocupação da Prefeitura desde o dia 26 de junho, dois dias depois de a empresa Plural, responsável pela atividade, interromper a coleta domiciliar, em razão de débitos junto ao aterro sanitário da CTR Conchal Ambiental, para onde os resíduos são destinados. Vale destacar que a Prefeitura mantinha em dia os pagamentos pelos serviços prestados pela empresa.
Na prática, a Prefeitura notificou a empresa Plural e forneceu um prazo de 24 horas para a retomada das operações de coleta, o que não ocorreu. Diante da inércia da empresa, foi editado o Decreto nº 9565/25, o qual possibilitou o município a ocupar, temporariamente, o serviço público de coleta a partir de sua emissão, até que o processo de contratação emergencial fosse finalizado. Na noite do dia 26, foi retomada a coleta dos resíduos comerciais e domésticos a partir da região central. Neste sentido, os coletores retornaram aos trabalhos.
É importante destacar que a prefeitura não contou com a colaboração da empresa Plural para a regularização dos serviços. Primeiro, a prefeitura se deparou com a quebra dos caminhões que até então eram utilizados pela empresa. Depois, não forneceu, em tempo hábil, as informações para pagamentos dos funcionários, fato que levou funcionários da prefeitura a começarem a corrida para elaboração das folhas do período e contagem das horas extraordinárias realizadas pelos coletores e motoristas. Por fim, até o momento, a Plural não rescindiu os contratos de trabalho para que os funcionários pudessem ser recontratados pela FBF, dificultando o início da operação da nova empresa.
Mesmo assim, para dar celeridade ao início das atividades, a FBF já disponibilizou parte de sua estrutura para Mogi Mirim e a manterá, temporariamente, junto à sede da Guarda Civil Municipal, com apoio da Administração Municipal, até que estabeleça sua base no Município.
Com a FBF Engenharia assumindo o serviço, o decreto 9565/2025, que estabeleceu a “ocupação excepcional e temporária do serviço público de coleta de resíduos sólidos urbanos, em razão do inadimplemento contratual da empresa Plural Serviços Técnicos Ltda”, foi revogado. E o contrato com a Plural, rescindido unilateralmente.