Valquíria Leopoldino, agente de controle de endemias (ACE), foi a primeira servidora da Secretaria Municipal da Saúde e ser imunizada com a dose da vacina contra a dengue, nesta terça-feira (11). O ato foi prestigiado pela chefe do setor da Vigilância Epidemiológica, Daniela Berg, pela vice-prefeita, Maria Helena Scudeler de Barros e funcionários do CEM.
Maria Helena fez questão de enaltecer mais essa conquista da ciência brasileira.
“Após imunizarmos nossos servidores da Saúde, será a vez da população mogimiriana ser protegida contra essa terrível doença. Viva o Butantan, viva o SUS (Sistema Único de Saúde), viva a nossa Secretaria da Saúde”, ressaltou.
O imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan, é o primeiro do mundo aplicado em dose única e que induz à proteção contra os quatro sorotipos da dengue. De acordo com a coordenadora em VS (Vigilância em Saúde) do Município, a médica veterinária Vivian Delalibera Custódio, as doses, inicialmente, serão destinadas aos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias, os ACEs.
Ela também revelou que doses também já foram encaminhadas às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) onde serão vacinados médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiras, técnicos de enfermagem e demais funcionários, sempre respeitando a faixa etária da vacinação.
O prefeito Paulo Silva e o secretário da Saúde, Mauro Nunes Júnior, também comemoraram o início da vacinação em Mogi Mirim. Ambos postaram, em suas redes sociais, que este é um momento histórico para o Brasil, demonstrando a grande capacidade científica do país e a enorme eficiência do SUS.
Paulo Silva ainda destacou que essa vacinação é um momento histórico para o Brasil, pois irá combater uma doença que, por décadas, fustigou os brasileiros.
A vacina também foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para pessoas de 12 a 59 anos. Os estudos apontaram eficácia de quase 75% contra casos gerais da doença, mais de 91% contra casos graves e 100% contra hospitalizações. No último dia 6, o governo de São Paulo iniciou, oficialmente, a campanha de vacinação em todos os 645 municípios paulistas.





