Renovias e Corpo de Bombeiros de Mogi Guaçu, Jaguariúna, Campinas e Indaiatuba uniram forças e realizaram, nesta sexta-feira (14), uma atividade de salvamento veicular na base da Polícia Militar Rodoviária de Campinas, localizada na Rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340).
A atividade prática trabalhou as quatro etapas de salvamento, composta pela segurança, acesso, desencarceramento e extração da vítima. Ao longo do dia, muito conhecimento teórico, aplicação de técnicas específicas, ações de simulação e intervenções em cenários de acidentes, além do funcionamento de ferramentas e orientações para o cuidado com a segurança.
“A participação da Renovias é muito importante, porque leva mais conhecimento para as nossas equipes e reforça a união entre todos os envolvidos. São situações em que treinamos o uso dos equipamentos de forma adequada, as melhores técnicas para o resgate e como atender as ocorrências de forma eficiente, atendendo bem os nossos clientes”, destacou Alexandre Bueno da Silva, Coordenador de Operações da Renovias.
Divididas em bases, as equipes puderam revezar as atividades ao longo do dia, adquirindo conhecimento em cada uma das etapas de salvamento, seja em veículos tombados ou capotados. O objetivo foi aprimorar as habilidades das equipes de atendimento de emergência e reforçar a segurança de quem atua nas estradas.
“A ideia é que todos tenham um pouco mais de contato com a execução das técnicas de salvamento veicular. A integração entre concessionária e Corpo de Bombeiros faz com que, no momento do atendimento, as equipes estejam mais sincronizadas, saibam o que cada um deve fazer, levando agilidade para o socorro da vítima”, frisou Lucas Leandro Vilas Boas, Capitão do Corpo de Bombeiros.







