PUBLICIDADE

publicidade

Saúde alerta para riscos da doença e pede atenção à população

Entre as medidas está a de evitar frequentar locais de transmissão, como áreas de mata fechada

A VS (Vigilância em Saúde), órgão da Secretaria Municipal da Saúde, está alertando a população sobre os riscos da febre maculosa, doença que costuma ter maior contágio entre os meses de maio a outubro. Isso porque, nessa época do ano, que há maior prevalência de carrapato na fase de ninfa, ou seja, quando o aracnídeo se torna mais ativo e, consequentemente, há mais transmissão da doença.
A médica veterinária e gerente da VS, Vivian Delalibera Custódio, salienta que o carrapato transmite a doença em todos os ciclos de vida, mas é na fase de ninfa que apresenta o maior potencial para contaminar humanos e outros animais, inclusive cães, gatos, bois, cavalos e até mesmo aves.
Em Mogi Mirim, o Complexo do Lavapés, também conhecido como “Zerão”, é classificado como área de transmissão da doença e, justamente por isso, os frequentadores daquele local devem tomar alguns cuidados, principalmente evitando caminhar pela parte interna do parque, levar pets para passear ou se sentar à beira do lago para pescar.
A VS também está notificando todas as equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades de pronto atendimentos, para que investiguem os locais de deslocamento dos pacientes que apresentarem sintomas da doença.

Também será distribuído na rede de saúde pública, material informativo produzido pelo NEPH (Núcleo de Educação Permanente em Saúde) sobre a doença e cuidados para evitar a contaminação. Os últimos óbitos causados pela febre maculosa ocorridos em Mogi Mirim foram em 2023. Nesses dois casos, a contaminação aconteceu no Zerão.

SINTOMAS
A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda, com elevada taxa de letalidade. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e dor muscular constante.

A doença também pode causar inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.
O tratamento é feito com antibiótico e em alguns casos, recomenda-se a hospitalização. É importantíssimo que, a partir da suspeita clínica da doença, o tratamento com antibióticos seja iniciado imediatamente, mesmo antes do resultado laboratorial. E lembre-se: a prevenção da febre maculosa é baseada no impedimento do contato com o carrapato. (Com informações do Ministério da Saúde e SUS)

PUBLICIDADE

Siga-nos

Siga a Tribuna das Cidades nas redes sociais e fique por dentro de tudo que está rolando na sua região.

mais notícias

Notócias Relacionadas

Quer dar um gás nos seus negócios? Anuncie aqui!

Não é permitido a cópia do conteúdo deste site.

Entrar em contato
Quer anunciar com a gente?
Fale com um dos nossos consultores!