A VS (Vigilância Sanitária) de Mogi Mirim, órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, faz um alerta aos empresários da cidade, principalmente comerciantes e lojistas, sobre um golpe que está sendo praticado através da internet, cobrando taxas de renovação de alvarás supostamente vencidos.
Os golpistas entram em contato com as potenciais vítimas usando um e-mail onde “explicam” o problema e propõem o pagamento “facilitado” do tributo para que o alvará possa ser renovado. A gerente da VS (Vigilância em Saúde), que também engloba a Vigilância Sanitária, Vivian Delalibera Custódio, observa que nenhuma cobrança ou aviso dos órgãos fiscalizadores é feito através da internet e muito menos por meio de correio eletrônico (e-mails).
“A Vigilância esclarece que nunca envia e-mails, não manda mensagens de whatsapp e nem faz telefonemas para cobrança de taxas”, reforça. Vivian recomenda aos comerciantes que também fiquem atentos e observem algumas características quando receberem essas mensagens. Normalmente, segundo ela, as mensagens são mal escritas, contendo erros de português e endereços de e-mail fora de padrão. “Usam, por exemplo, prefeituragov.combr. Um endereço totalmente falso e fora dos padrões da internet”, reforça. Ela também salienta que, em hipótese alguma, esses links devem ser acessados (abertos), inclusive os e-mails suspeitos.
Finalizando, Vivian pede às pessoas que, em caso de recebimento de uma mensagem suspeita, entrem em contato, imediatamente, com a Vigilância Sanitária pelo telefone (19) 3806-1409 ou pelo e-mail adm.visa@mogimirim.sp.gov.br . A VS orienta que as empresas que receberem esse tipo de contato, acionem os órgãos de segurança pública para tentar identificar ou localizar a fonte de tais mensagens para que os responsáveis sejam punidos.