A Renovias, está fazendo nos dias 04 e 05 de abril, a ação “BATE CORAÇÃO” no posto RVM no km 160 da SP 340, sentido Campinas interior.
O jornal Tribuna das Cidades entrevistou com exclusividade o Médico Socorrista Drº Eli Paulo Colombo Filho.
O Jornal TDM fez as seguintes perguntas:
TDM: Qual é a importância desse evento para os motoristas?
Drº Paulo: Esse programa completou mais de 20 anos nessa estrada, e com isso a gente consegue de forma Sintética e Dinâmica, levar para o motorista o Médico, então montamos uma grande estrutura no ambiente de trabalho deles, nesse local eles vão fazer aferição de pressão, eletrocardiograma, glicemia, peso, e depois de tudo isso ele tem a oportunidade de passar com o médico e ter um diagnóstico de uma possível arritmia cárdia, hipertensão, e o mesmo receberá as devidas orientações.
A grande vantagem e levar para o motorista no ambiente de trabalho a presença do médico e o serviço de saúde
TDM: Nesses 20 anos dessa ação o senhor tem percebido que os motoristas estão mais conscientes com a saúde deles?
Drº Paulo: Essa profissão e extremamente desgastantes, e uma profissão que causa vícios malignos para a saúde, como postura, pois ninguém fica preocupado em descer do caminhão de 2 em 2horas ou de 3 em e 3 horas, para fazer uma caminhada que serve para prevenção de trombose. Apesar dele viajar mais de 1000 km por dia, ele está sentado, além da postura essa profissão estimula o sedentarismo, péssima alimentação, e o que a Renovias pretende com essas ações e semear na cabeça do motorista, quais são os malefícios desses vícios da profissão dele, e tentar induzir uma mudança no estilo de vida.
TDM: Qual é a maior causa de acidentes nas estradas?
Dr° Paulo: A maior causa de acidente é a distração, que está relacionada diretamente com o celular. A combinação de celular e álcool está relacionado á muito mais de 50% dos acidentes. Se você quer ter uma mistura para causar óbito e destruir uma família, e motorista ficar olhando no celular, mandando zap, respondendo zap e estar alcoolizado. Olhar no celular ou estar alcoolizado a chance de causar acidente é grande, imagina a combinação dessas 2.
TDM: Qual é o período ideal de descanso em uma viagem de longa distância?
Drº Paulo: O Motorista deve descansar no máximo de 3 em 3 horas, caminhar, descansar. Por exemplo a Renovias tem nosso posto de descanso, o Motorista vai passar uma noite, segura, tranquila. Sempre procurem lugares seguros para impedir roubos, latrocínios, etc. Nosso motorista hoje tem, hipertensão, diabético, e é obeso, com nosso trabalho detectamos que mais de 70% dos motoristas estão acima do peso, e desses mais de 40% estão com obesidade grave.
TDM: Quais motorista podem participar desse evento?
Drº Paulo: Nós estamos aqui no posto RVM, e não é só para motorista, por exemplo o bairro já tem a tradição e vários moradores que sabem que essa ação está ocorrendo aqui, trazem seus familiares para fazerem o eletro.
TDM: em caso de acidente quais profissionais vão fazer o atendimento das vítimas?
Drº Paulo: O acidente hoje é um atendimento multidisciplinar, então a coisa mais importante quando você ver um acidente, não é você ir em direção a vítima, se fizermos isso irá ocasionar o segundo, o terceiro acidente. São 2 coisas que devem serem feitas paralelamente, uma delas é pedir ajudar acionando a policia Militar, o 0800 da Renovias. Depois transcorrer uns 100 metros e começa a sinalizar contra o fluxo com a mão, uma camisa, celular, uma bandeira, uma lanterna, assim tentar avisar os outros motoristas que tem algo de errado a frente. A equipe que é totalmente treinada chegará ao local, porém somente após a concha de sinalização estiver totalmente colocada para garantir a segurança dos nossos trabalhadores, começará o atendimento a vítima.
TDM: Quanto tempo o Senhor tem de trabalho à frente desse trabalho na Renovias?
Drº Paulo: Eu estou aqui na Renovias há 24 anos, tenho formação da Unicamp, sou cirurgião também na Cidade de Mogi Guaçu, e já salvamos muita gente nesse período de trabalho. O conselho que a Renovia dá ao motorista, e não usar celular, não usar bebidas alcoólicas, fazer uma boa alimentação e não se distrair.
Da Redação