PUBLICIDADE

DR. ELI PAULO COLOMBO FILHO, MÉDICO SOCORRISTA DA RENOVIAS, DEU UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA AO JORNAL TRIBUNA DAS CIDADES. AÇÃO”BATE CORAÇÃO”.

publicidade

DR. ELI PAULO COLOMBO FILHO, MÉDICO SOCORRISTA DA RENOVIAS, DEU UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA AO JORNAL TRIBUNA DAS CIDADES. AÇÃO”BATE CORAÇÃO”.

O jornal Tribuna das Cidades entrevistou com exclusividade o Médico Socorrista Drº Eli Paulo Colombo Filho.

 

A Renovias, está fazendo nos dias 04 e 05 de abril, a ação “BATE CORAÇÃO” no posto RVM no km 160 da SP 340, sentido Campinas interior.

O jornal Tribuna das Cidades entrevistou com exclusividade o Médico Socorrista Drº Eli Paulo Colombo Filho.

O Jornal TDM fez as seguintes perguntas:

TDM: Qual é a importância desse evento para os motoristas?

Drº Paulo: Esse programa completou mais de 20 anos nessa estrada, e com isso a gente consegue de forma Sintética e Dinâmica, levar para o motorista o Médico, então montamos uma grande estrutura no ambiente de trabalho deles, nesse local eles vão fazer aferição de pressão, eletrocardiograma, glicemia, peso, e depois de tudo isso ele tem a oportunidade de passar com o médico e ter um diagnóstico de uma possível arritmia cárdia, hipertensão, e o mesmo receberá as devidas orientações.

A grande vantagem e levar para o motorista no ambiente de trabalho a presença do médico e o serviço de saúde

 

TDM: Nesses 20 anos dessa ação o senhor tem percebido que os motoristas estão mais conscientes com a saúde deles?

Drº Paulo: Essa profissão e extremamente desgastantes, e uma profissão que causa vícios malignos para a saúde, como postura, pois ninguém fica preocupado em descer do caminhão de 2 em 2horas ou de 3 em e 3 horas, para fazer uma caminhada que serve para prevenção de trombose. Apesar dele viajar mais de 1000 km por dia, ele está sentado, além da postura essa profissão estimula o sedentarismo, péssima alimentação, e o que a Renovias pretende com essas ações e semear na cabeça do motorista, quais são os malefícios desses vícios da profissão dele, e tentar induzir uma mudança no estilo de vida.

 

TDM: Qual é a maior causa de acidentes nas estradas?

Dr° Paulo: A maior causa de acidente é a distração, que está relacionada diretamente com o celular. A combinação de celular e álcool está relacionado á muito mais de 50% dos acidentes. Se você quer ter uma mistura para causar óbito e destruir uma família, e motorista ficar olhando no celular, mandando zap, respondendo zap e estar alcoolizado. Olhar no celular ou estar alcoolizado a chance de causar acidente é grande, imagina a combinação dessas 2.

TDM: Qual é o período ideal de descanso em uma viagem de longa distância?

Drº Paulo: O Motorista deve descansar no máximo de 3 em 3 horas, caminhar, descansar. Por exemplo a Renovias tem nosso posto de descanso, o Motorista vai passar uma noite, segura, tranquila. Sempre procurem lugares seguros para impedir roubos, latrocínios, etc. Nosso motorista hoje tem, hipertensão, diabético, e é obeso, com nosso trabalho detectamos que mais de 70% dos motoristas estão acima do peso, e desses mais de 40% estão com obesidade grave.

TDM: Quais motorista podem participar desse evento?

Drº Paulo: Nós estamos aqui no posto RVM, e não é só para motorista, por exemplo o bairro já tem a tradição e vários moradores que sabem que essa ação está ocorrendo aqui, trazem seus familiares para fazerem o eletro.

TDM: em caso de acidente quais profissionais vão fazer o atendimento das vítimas?

Drº Paulo: O acidente hoje é um atendimento multidisciplinar, então a coisa mais importante quando você ver um acidente, não é você ir em direção a vítima, se fizermos isso irá ocasionar o segundo, o terceiro acidente. São 2 coisas que devem serem feitas paralelamente, uma delas é pedir ajudar acionando a policia Militar, o 0800 da Renovias. Depois transcorrer uns 100 metros e começa a sinalizar contra o fluxo com a mão, uma camisa, celular, uma bandeira, uma lanterna, assim tentar avisar os outros motoristas que tem algo de errado a frente. A equipe que é totalmente treinada chegará ao local, porém somente após a concha de sinalização estiver totalmente colocada para garantir a segurança dos nossos trabalhadores, começará o atendimento a vítima.

TDM: Quanto tempo o Senhor tem de trabalho à frente desse trabalho na Renovias?

Drº Paulo: Eu estou aqui na Renovias  há 24 anos, tenho formação da Unicamp, sou cirurgião também na Cidade de Mogi Guaçu, e já salvamos muita gente nesse período de trabalho. O conselho que a Renovia dá ao motorista, e não usar celular, não usar bebidas alcoólicas, fazer uma boa alimentação e não se distrair.

Da Redação

 

 

Quer dar um gás nos seus negócios? Anuncie aqui!

Não é permitido a cópia do conteúdo deste site.

Entrar em contato
Quer anunciar com a gente?
Fale com um dos nossos consultores!