Durante patrulhamento tático na área da 2ª Cia PM em Mogi Mirim, no contexto da Operação Impacto, a equipe estava realizando atividades de prevenção de atos ilícitos no Bairro Parque das Laranjeiras. Durante a abordagem de uma motocicleta preta, marca Honda, modelo Start 160, com dois ocupantes, o passageiro fez um movimento suspeito na cintura, indicando a possível necessidade de abordagem.
Para evitar a abordagem, os indivíduos se dirigiram a um sítio no assentamento Horto do Vergel. Ao parar a motocicleta, o garupa tentou fugir correndo em direção a uma plantação nos fundos do sítio, mas foi alcançado e detido pela equipe. Na busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, mas, ao verificar no sistema informatizado, constatou-se que o indivíduo era um evadido do sistema prisional.
O homem, identificado como J., tinha pendências relacionadas a crimes de roubo (art. 157) e artigos 14 e 16 da Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento), e estava na condição de evadido desde março deste ano, após não ter retornado de uma saída temporária.
O cunhado do indivíduo foi informado sobre a captura. J. recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Pronto Socorro de Aguaí para exame médico. Após o laudo, foi levado ao Centro de Detenção Provisória de Aguaí, onde permaneceu à disposição da Justiça.