PUBLICIDADE

Lavapés é declarado área de transmissão de febre maculosa

publicidade

Lavapés é declarado área de transmissão de febre maculosa

Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas evitem atividades no local, como pescaria, caminhadas, corridas ou passeios com pets

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, instalou 17 placas no Complexo do Lavapés (Zerão), na tarde desta sexta-feira (7), alertando os usuários sobre área de transmissão da febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato estrela e presente naquele parque da cidade.

Na placa fica claro que o Lavapés deixa de ser área de risco de contaminação para se tornar área de transmissão da doença. As placas de alerta foram colocadas em todos os portões que dão acesso à parte interna do parque. A próxima ação da Secretaria de Saúde será a instalação de outdoors em pontos estratégicos da cidade.

Paralelamente a esses trabalhos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já vem monitorando as capivaras que habitam o Zerão. Além disso, uma empresa deverá ser contratada para fazer o controle da população desses roedores, por meio de castração e até mesmo o abate de indivíduos que, eventualmente, estiverem contaminados com a bactéria da febre maculosa.

O secretário de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio, ressaltou que todas essas medidas seguem um rigoroso protocolo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, através do Gefal (Sistema Integrado de Gestão da Fauna Silvestre). “São cinco protocolos fundamentais, ou seja, o cercamento da área, o controle populacional das capivaras, a castração, o abate de animais contaminados e as placas de alerta sobre área de transmissão da febre maculosa”, explicou.

 

EVITAR

Além disso, Oberdan deixou claro que o gramado no entorno do Lavapés deverá ser mantido sempre baixo para dificultar a proliferação do carrapato estrela. É que sem a grama para se esconder, esse tipo de aracnídeo é eliminado pelos raios solares.

A Secretaria da Saúde também pede a cooperação da população, no sentido de evitar o uso do complexo do Lavapés para pescaria, caminhadas, corrida, passeios com cães ou qualquer outra atividade, principalmente, no entorno dos lagos.

A GCM (Guarda Civil Municipal) será instruída a orientar as pessoas a evitarem essas atividades naquele local. Durante a colocação das placas, foi possível observar pessoas próximas ao lago, uma mulher passeando com carrinho de bebê, pessoas caminhando com cães e alunos de autoescolas treinando no antigo kartódromo.

 

Quer dar um gás nos seus negócios? Anuncie aqui!

Não é permitido a cópia do conteúdo deste site.

Entrar em contato
Quer anunciar com a gente?
Fale com um dos nossos consultores!