O Iafa (Instituto de Apoio a Família), entidade responsável pela administração da UPA
(Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Mirim, vêm a público manifestar repúdio e profunda preocupação diante dos recentes acontecimentos ocorridos nesta unidade de saúde.
No último dia 13, veio à tona o caso de assédio envolvendo um dos médicos plantonistas e uma médica que atua na mesma unidade. Imediatamente, os envolvidos foram afastados até que o caso seja esclarecido. Enfatizamos que ambas as entidades têm um compromisso inabalável com a ética, o respeito e a integridade no ambiente de trabalho e que repudiamos, veementemente, qualquer forma de assédio. Diante desse fato lamentável, temos a informar que já tomamos as seguintes medidas
imediatas:
- Instauramos uma sindicância interna para investigar a acusação de assédio,
de forma transparente e imparcial. A sindicância será conduzida de acordo com
os procedimentos legais e éticos, assegurando o devido processo;
- Os médicos envolvidos na acusação serão afastados de suas funções na
unidade até que a investigação seja concluída. Esta medida visa garantir a integridade do processo de apuração;
- Colaboraremos plenamente com as autoridades competentes, caso seja
necessário, para garantir que a verdade seja apurada e que as medidas legais
adequadas sejam tomadas.
Paralelamente a essas providências, a Ouvidoria-SUS (Sistema Único de Saúde) da Secretaria Municipal da Saúde abriu processo para verificação dos fatos e para as providências que certamente serão tomadas conforme os fatos forem devidamente esclarecidos.
Assim como o Iafa, a Secretaria Municipal da Saúde repudia qualquer forma de assédio em ambiente de trabalho ou fora dele, garantindo aos seus servidores um ambiente livre desse comportamento vil. Ressaltamos ainda que o Iafa e a Secretaria da Saúde também permanecem comprometido com a excelência na prestação de serviços de saúde à comunidade de Mogi Mirim. Isto posto, agradecemos pela compreensão e confiança em nossas instituições.
Iolanda Caline Rodrigues Meneses (Iafa) e Patrícia Cogui, secretária municipal interina de Saúde