A semana começa com uma excelente notícia para a saúde dos mogimirianos, principalmente para pré-adolescentes entre 10 e 11 anos. O Ministério da Saúde enviou para Mogi Mirim, 1,3 mil doses da vacina contra a dengue que já estão sendo distribuídas por todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município e que estarão disponíveis a partir desta terça-feira (18).
Para tomar a dose da vacina japonesa Qdenga, um imunizante tetravalente, ou seja, que imuniza as pessoas para os quatro tipos de dengue, os jovens devem comparecer aos postinhos, das 8h00 às 16h00, munidos da carteira de vacinação, além do CPF ou cartão SUS (Sistema Único de Saúde).
A Qdenga é aplicada em duas doses, com intervalo de 3 meses entre as aplicações. De acordo com a coordenadora da VS (Vigilância em Saúde) da Secretaria de Saúde, Vivian Delalibera Custódio, a vacina contra a dengue pode ser aplicada em pessoas entre 4 e 59 anos.
No entanto, ela explica que foi escolhida a faixa etária entre 10 e 11 anos porque é a que apresenta o maior número de casos com hospitalização. “É justamente isso que queremos evitar”, reforçou Vivian. Ela também revelou que além de Mogi Mirim, outras cidades da Baixa Mogiana, como Itapira e Mogi Guaçu, também receberam a Qdenga.
CUIDADOS CONTINUAM
Ainda de acordo com a coordenadora da VS, a principal medida de controle e prevenção da transmissão de dengue é o controle vetorial, ou seja, o combate ao mosquito transmissor. A incorporação da vacina é apenas uma medida adicional que, em conjunto com as demais ações de controle e prevenção da doença, irá contribuir para a redução da incidência, hospitalização e mortes pela dengue.
Vivian diz que é importante ressaltar que todos os cuidados individuais e comunitários, que visam o controle da proliferação do vetor Aedes aegypti, devem ser mantidos, como evitar objetos que acumulem água nos quintais das casas. “O controle da dengue é multissetorial e exige ações de infraestrutura e saneamento básico, além da mobilização da população para a redução dos focos de criadouros do mosquito”, observa.
Por último, ela também pede ainda que as pessoas não deixem de tomar a vacina contra a Influenza e Covid-19, ambas também disponíveis nas UBSs. Já crianças até 5 anos devem ser imunizadas contra a poliomielite. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue já infectou mais de 3,2 mil mogimirianos até agora, com três óbitos confirmados e dois ainda sob investigação.
CUIDADOS
Saiba quais cuidados tomar para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue:
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos pratos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos