PUBLICIDADE

CASA DE PASSAGEM TRAVESSIA EXCELÊNCIA NOS ACOLHIMENTOS

publicidade

CASA DE PASSAGEM TRAVESSIA EXCELÊNCIA NOS ACOLHIMENTOS

Vidas são respeitadas e acolhidas na casa de Passagem Travessia

O jornal Tribuna das Cidades fez uma entrevista exclusiva no dia 19.07.2023 com a Coordenadora da casa de Passagem Travessia na Cidade de Mogi Mirim. O Intuito da matéria e mostrar como funciona o trabalho dessa equipe, que vem ajudando as pessoas de ruas e vulnerabilidade.

Segue abaixo a entrevista:

TDC: Quantas pessoas o acolhimento consegue fazer por dia?

Ana Carolina:  hoje são vinte vagas, sendo homens, mulheres e famílias. Podemos acolher crianças desde que acompanhadas dos responsáveis, em situação de rua ou qualquer emergência que acontecer.

Também já acolhemos famílias, uma mãe com criança, na chuva que teve meses atrás, que alagou próximo o horto, foi um acolhimento emergencial.

TDC: Quais são os módulos de acolhimentos??

Ana Carolina: Temos 2 módulos de acolhimentos.

Modulo 1: (Pernoite)

Esse módulo é o para público que estão em situação de rua, Vulnerabilidade ou qualquer emergência que acontecer, geralmente não possuem vínculo com a rede de apoio devido ao uso de substâncias e pessoas que estão no Trecho entre municípios.

O módulo pernoite que é o acolhimento emergencial, abre das cinco a sete horas que abrimos porta, para os munícipes ou pessoas que estão em trecho vindo ou indo para outros municípios. Eles entram para banho, alimentação recebem a janta e o café da manhã depois saem para sua rotina diária.

Além disso, através do atendimento psicossocial são identificadas as demandas individuais e realizados encaminhamentos como documentação, saúde, família, mercado de trabalho através da elaboração de currículos e divulgação de vagas, encaminhamento para tratamento de dependência química quando de interesse do atendido, passagem quando necessário.

 

Modulo 2: Acolhimento

Hoje nós estamos com cinco acolhidos que permanecem vinte e quatro horas, esses acolhidos a gente faz todo um acompanhamento, elabora um plano individual de atendimento.

A partir desse planejamento identificamos todas as demandas deles em relação a saúde, família e trabalho, e fazemos os encaminhamentos e os direcionamentos.

Também acolhemos pessoas em situações de vulnerabilidade temporária, como por exemplo:  Nós acolhemos uma família, uma mãe com criança, em uma situação atípica onde ocorreu uma forte chuva a 3 meses atrás, e alagou a região próximo do horto.  Nessa situação acolhemos três pessoas de três casas diferentes que tiveram suas casas inundadas

 

TDC: QUAL E O CARDÁPIO DE ALIMENTAÇÃO?

Ana Carolina: Nós oferecemos 5 refeições para os acolhidos e 3 refeições para os acolhidos de passagem: Café da manhã, Almoço, Lanche da Tarde, Jantar e Ceia.

Essas refeições variam a cada dia, conforme exemplo abaixo:

Café da Manhã; Pão com manteiga, Leite, Achocolatada e Café

Almoço e Janta:

Arroz, Feijão, Macarrão alho e olho, Salada, Carne Moída, Filé de Frango à Milanesa, Hambúrguer, Batata, Panqueca de carne, legumes, entre outros de acordo com o dia.

Lanche da Tarde: Café e Bolacha

Jantar: Ceia: leite e Bolacha

 

TDC: Quais profissionais fazem parte dessa estrutura?

Ana Carolina: Nossa equipe compões de uma Coordenadora (eu), uma assistente Social (Elenice, 1 Psicóloga (Leticia) ,2 Cozinheiras 1 por período, seis educadores sendo 2 diurnos e 4 noturnos e 2 auxiliares de serviços gerais.

TDC: E feito algum tipo de triagem para que essas pessoas possam usufruir da estrutura?

Ana Carolina: Sim, Todos devem passar pelo atendimento psicossocial (Segunda a sexta – 9h às 12h e 14h às 17h).

Além disso, é feita uma checagem junto com a GCM, antes que eles possam adentrar na casa de acolhimento, isso é para segurança tanto dos funcionários, quanto as pessoas que usam nossa estrutura.

Estrutura

TDC: Qual é a estrutura fornecida pela casa de Acolhimento?

Ana Carolina:

Quantos quartos? 08

Total de camas e Colchões? 15 camas e 20 colchões (Estamos em processo de compra de mais camas)

Lavandeira: Lavadora e Secadora

Sala com sofá e TV

Mesa com cadeiras para refeições

Banheiros Femininos, Masculinos e Par deficientes físicos.

Endereço: Av Padre João Vieira de Ramalho nº 450 Mirante Mogi Mirim

 

Quer dar um gás nos seus negócios? Anuncie aqui!

Não é permitido a cópia do conteúdo deste site.

Entrar em contato
Quer anunciar com a gente?
Fale com um dos nossos consultores!