PUBLICIDADE

Dia Mundial da Água: empresas investem em iniciativas para o uso racional dos recursos hídricos

publicidade

Dia Mundial da Água: empresas investem em iniciativas para o uso racional dos recursos hídricos

Em 2023, a Ypê reduziu o consumo de água em cerca de 25 milhões de litros, o equivalente a 10 piscinas olímpicas

São Paulo, março de 2024 – Criado há mais de 30 anos pela Organização das Nações Unidas, a ONU, o Dia Mundial da Água é celebrado internacionalmente nesta sexta-feira, 22. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre o seu relacionamento com os recursos hídricos no dia a dia. Apostando em um consumo mais consciente, a Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, tem a água como um tema prioritário desde a sua fundação.

Quando foram construídas as duas primeiras unidades produtivas da nossa matriz, no município de Amparo, no interior de São Paulo, a empresa já contava com um sistema pioneiro de captação da água da chuva, que foi ampliado ao longo do tempo. Atualmente, são diversas iniciativas dentro e fora das unidades fabris, o que reforça o cuidado que dedicamos aos recursos hídricos desde o início da nossa história”, explica Gustavo de Souza, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Ypê.

A partir de investimentos em captação da água da chuva e tecnologia de jardins filtrantes, a empresa alcançou a redução do consumo de aproximadamente 25 milhões de litros de água em 2023, o equivalente a 10 piscinas olímpicas.  “Hoje, em Amparo (SP), a companhia possui nove tanques com capacidade de armazenamento de mais de 7 milhões de litros de água da chuva, que são reutilizados nos processos industriais. Nos complexos de Anápolis (GO) e Simões Filho (BA), os telhados também são projetados para captar a água da chuva. Ao todo, apenas em 2023 a empresa captou cerca de 17 milhões de litros de água por meio dessas estruturas”, completou Gustavo.

 

Jardins Filtrantes

Na busca contínua por soluções inovadoras que tragam menor impacto ao meio ambiente, a Ypê foi pioneira no estado de Goiás ao implementar a biotecnologia de jardins filtrantes para o tratamento de efluentes industriais e domésticos na sua unidade fabril de Anápolis, em 2021. A estrutura, reconhecida como Solução baseada na Natureza (SbN), é uma tecnologia de biorremediação composta de plantas filtrantes nativas que retiram poluentes presentes na água.

Todo o tratamento ocorre naturalmente, sem a adição de substâncias químicas nem de qualquer tipo de insumo artificial. A tecnologia é projetada para otimizar a capacidade natural de interação entre os agentes envolvidos na despoluição. A estrutura serve também de hábitat para aves, insetos e animais, além de colaborar com os polinizadores.

 

Pacto Global

Com a adoção da tecnologia e as demais iniciativas relacionadas aos cuidados com o recurso natural, a Ypê amplia sua atuação de impacto positivo na sociedade, sobretudo em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – Água potável e saneamento, que busca garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

A empresa aderiu ao Pacto Global da ONU em fevereiro deste ano e reforça o apoio aos Dez Princípios em meio ambiente, direitos humanos, trabalho e combate à corrupção. “Estamos empenhados em tornar o Pacto Global e seus Dez Princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas de nossa empresa e em nos envolvermos em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas. Nessa direção, nosso Plano de Impacto também está alinhado a 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 da ONU”, diz Gustavo.

 

Florestas Ypê e Observando os Rios

A preocupação da empresa com a água vai além de suas operações, pensando também no ecossistema como um todo. Por essa razão, a Ypê tem parceria de longa data com a Fundação SOS Mata Atlântica em dois projetos: Florestas Ypê e Observando os Rios.

O Florestas Ypê já plantou mais de 1milhão de mudas em 20 municípios do Estado de São Paulo, contribuindo para a proteção de cursos d’água e nascentes, desenvolvimento e fortalecimento da cadeia de restauração florestal da Mata Atlântica e ampliação da biodiversidade e dos serviços ambientais prestados por ela.

Com patrocínio da Ypê, a partir de 2015 o projeto Observando os Rios expandiu o monitoramento do Rio Tietê, em São Paulo, para outros 232 rios em 17 estados brasileiros em que há cobertura da Mata Atlântica. A iniciativa realiza o processo de coleta e análise da água em 298 pontos com o apoio de quase 3.000 voluntários, incluindo colaboradores da Ypê. Os dados do projeto são utilizados por universidades, entidades da sociedade civil e pelo poder público, o que ajuda a criar políticas públicas de proteção aos cursos d’água desse importante bioma brasileiro.

SOBRE A YPÊ

Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê tem uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais cinco unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO), e Itapissuma (PE). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 7.400 colaboradores. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e reconhecida por duas vezes consecutivas como Empresa Pró-Ética [2020-2021/2022-2023] pela Controladoria Geral da União (CGU). Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia e África e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan, Perfex, Flor de Ypê, Siene e Action Ypê.

Quer dar um gás nos seus negócios? Anuncie aqui!

Não é permitido a cópia do conteúdo deste site.

Entrar em contato
Quer anunciar com a gente?
Fale com um dos nossos consultores!