PUBLICIDADE

HIPERDIA Programa cuida da saúde de diabéticos e hipertensos

publicidade

HIPERDIA Programa cuida da saúde de diabéticos e hipertensos

Iniciativa já beneficia centenas de pacientes com o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida a todos

Com o objetivo de fazer um acompanhamento de diabéticos e hipertensos e, por conseguinte, garantir-lhes uma melhor qualidade de vida, a UBS (Unidade Básica de Saúde) “Antônio Albejante”, na Vila Dias, vem oferecendo aos pacientes, o Hiperdia (Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes).

Outra meta dessa iniciativa também é estimular a adesão dos hipertensos e diabéticos ao tratamento adequado e ao acompanhamento regular, evitando complicações, já que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo. Segundo a enfermeira Elaine Formigari, chefe de equipe dessa UBS, a Hiperdia vem sendo realizada desde 2018. Segundo ela, a maioria dos 1.572 hipertensos e 725 diabéticos cadastrados naquela unidade já participou do programa.

No último dia 20, mais uma reunião foi realizada, com a presença dos clínicos gerais Rafael Brunialti Tavares e Kátia Matos. Ambos ministraram palestras aos usuários da UBS e depois, responderam as principais dúvidas dos participantes.

Os diabéticos e hipertensos também passaram por consultas individuais, com médicos, dentistas, psicólogos, nutricionista e equipe de enfermagem, para saberem se terão que retornar em três, seis ou 12 meses para nova avaliação. “A cada dia, percebemos a necessidade deste projeto permanecer na rotina da unidade”, elogia Elaine.

Ela explica que o Hiperdia é um projeto multiprofissional, envolvendo toda a equipe da UBS, como médicos, dentistas, farmacêutica, nutricionista, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiras, psicóloga, auxiliares de limpeza, enfim, todos que pertencem a ESF (Estratégia de Saúde da Família) do “Albejante”.

Os encontros são mensais e reservados, exclusivamente, para palestras, orientação, coffee break, consultas de avaliação e acompanhamento da equipe.

Elaine também destaca que outro ponto positivo da Hiperdia é o fortalecimento dos laços entre a comunidade, especialmente os diabéticos e hipertensos, com a unidade de Saúde o que, segundo ela, facilita o diagnóstico e tratamento.

Quer dar um gás nos seus negócios? Anuncie aqui!

Não é permitido a cópia do conteúdo deste site.

Entrar em contato
Quer anunciar com a gente?
Fale com um dos nossos consultores!