PUBLICIDADE

Evento celebrou o Dia da Mulher com diálogos, orientações, depoimentos e homenagens

publicidade

Evento celebrou o Dia da Mulher com diálogos, orientações, depoimentos e homenagens

A manhã da última quarta-feira, 8, foi dedicada às discussões de várias temáticas relacionadas à mulher e suas lutas na sociedade contemporânea.

A manhã da última quarta-feira, 8, foi dedicada às discussões de várias temáticas relacionadas à mulher e suas lutas na sociedade contemporânea. Organizado pela Secretaria de Promoção Social através do CREM (Centro de Referência Especializado da Mulher), pelo Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e com apoio da Associação “Ela é Dela”, o evento “Dialogar é Preciso” reuniu dezenas de pessoas no auditório da AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente).

Na abertura, o prefeito Toninho Bellini destacou a importância da discussão do tema para a elaboração de políticas públicas que sejam efetivas para eliminar os problemas que ainda são enfrentados pelas mulheres, especialmente a violência e a desigualdade. “E foi com essa proposta que criamos o CREM logo no início de 2021, porque até então não tínhamos um serviço específico para atender as mulheres vítimas dos diversos tipos de violência. Ele foi idealizado com esse intuito de ser um local de acolhimento e interlocução entre os outros serviços para que a mulher se sinta segura e consiga superar a situação vivida”.

A primeira palestra foi com a advogada Vivian Nicolai, presidente do Comdim e da Associação ‘Ela é Dela’. Ela trouxe um panorama geral sobre a história de luta das mulheres por direitos e igualdade. “Quando a gente volta pra trás e entendemos o caminho percorrido, percebemos o quanto foi difícil chegar até aqui e o quanto ainda falta”. Depois, ela falou sobre o trabalho desenvolvido pelo CREM e destacou a importância desse trabalho em rede que vem sendo desenvolvido em Itapira.

Após essa primeira explanação, o prefeito Toninho Bellini fez uma homenagem às Guardas Civis Municipais do município e destacou a nomeação de Patrícia Zacarioto como comandante da corporação. “Nada melhor que no dia de hoje prestarmos homenagem às nossas guardas. Em 25 anos de corporação, é a primeira vez que temos uma mulher à frente do comando e é uma grande honra e motivo de muita felicidade tê-la nessa posição. Em seu nome e de todas as guardas, estendo minhas homenagens a todas as mulheres”.

A programação teve continuidade com a psicóloga Daniela Pires, de Mogi Mirim, que discorreu sobre o tema “Nasceu Mulher, nasceu Culpada” falando um pouco de sua experiência de vida. Depois, a delegada titular da Delegacia da Mulher de Itapira, Dra. Gilmara Natalia B. Santos, conversa com os participantes sobre os tipos de violências praticados contra as mulheres, os meios de denúncia e todas as dificuldades enfrentadas pelas vítimas, os sinais que o agressor demonstra e alguns meios de prevenção.

Na avaliação da Secretária de Promoção Social Regina Ramil, o evento superou as expectativas em relação ao público participante e qualidade dos diálogos. “Os participantes nos deram vários feedbacks positivos. É um momento muito importante pra trazer para discussão em sociedade essas questões relacionadas às lutas das mulheres, sobre o quanto já avançamos e também o quanto ainda temos que evoluir. Precisamos estar sempre engajados nessa causa e o evento foi muito bom nesse sentido”, afirmou.

Quer dar um gás nos seus negócios? Anuncie aqui!

Não é permitido a cópia do conteúdo deste site.

Entrar em contato
Quer anunciar com a gente?
Fale com um dos nossos consultores!